moradia

Cerca de 50 famílias são retiradas de área ocupada em São Gabriel

18.398


No domingo, os primeiros ocupantes começaram a montar os barracos de lona
Foto: Marcelo Ribeiro (Caderno 7)

Uma localidade no Bairro Santa Izabel, em São Gabriel, que havia sido ocupada no domingo, começou a ser desocupada nesta segunda-feira, após liminar da justiça. O terreno baldio, situado na Rua Liara Souto Pereira, pertence à prefeitura e tem 96 hectares. Ainda no domingo, o Executivo registrou uma ocorrência na Delegacia de Polícia Civil depois que cerca de 50 famílias começaram a montar barracos de madeira e lona no local. 

Prazo para contestar suspensão de auxílio emergencial termina nesta segunda

- Nós só queremos um local para morar. A maioria de nós mora de favor ou paga aluguel, mas muitos estão desempregados. Queremos um pedaço de terra para construir e ocupamos este terreno abandonado, que seria entregue para os ricos. Ninguém quer vender nada, nós queremos moradia - explicou um dos integrantes do grupo, Milton dos Santos Boeira, conhecido como Cacá. 

Segundo ele, o grupo já tenta há anos obter moradia digna com o apoio do Poder Público, mas sem sucesso.

O secretário de Administração de São Gabriel, Valdemir Tita Jobim, diz que a área está em processo de regularização para que empresas sejam instaladas no local. Conforme ele, o terreno não está abandonado.

- Tomamos a medida viável que era solicitar à justiça a retomada da área. É um bem de interesse público, que será usado para gerar empregos - afirma o secretário.

A prefeitura salienta que vai catalogar os moradores, fazer um estudo social e propor uma solução para o problema de moradia das famílias.

*Colaboraram Ian Tâmbara e Jaiana Garcia

*Com informações do Caderno7

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

São Gabriel registra novo óbito associado à Covid-19, e total chega a 26

Próximo

Patroa do CTM de São Gabriel é reeleita

são gabriel